quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Lesão na panturrilha (Calf injury)

Uma lesão muscular, sempre é uma situação ruim e desagradável !
Ainda mais, se for uma lesão que te impede de fazer as atividades do dia a dia e suas atividades físicas preferidas. No meu caso, uma delas, é a corrida !
Lesão na panturrilha é uma dessas que incomodam e atrapalham.
Ano passado, um mês após a minha maratona de montanha, de 42 km, tive uma distensão grau 1, conforme o ortopedista havia me informado.
Foi fazendo um treino leve de montanha. A panturrilha esquerda começou a endurecer e dar uma sensação de "queimação".
Como eu estava subindo a montanha, tive que descer já lesionado, o que agravou um pouco mais a lesão. Irradiando a dor para a musculatura posterior da coxa.
Fiz 10 sessões de fisioterapia, além de ter sido obrigado a descansar, por causa da dor, uns 5 dias, antes de começar a fisioterapia.
Depois, ainda fiz mais 10 sessões para reforço muscular.
No final das contas, minha lesão na panturrilha, de 2013, me fez parar a corrida por pouco mais de um mês.
Nessa ano de 2014, agora em Dezembro, tive o mesmo problema.
Sendo que, dessa vez, percebi que ia acontecer alguma coisa errada na panturrilha e parei com pouco mais de 50 minutos de corrida leve.
Coloquei gelo ao chegar em casa e descansei o resto do dia.
No dia seguinte, estava incomodando um pouco.
Fiz alongamentos que havia aprendido nas sessões de fisioterapia.
Sempre que eu tinha que ir na rua ou caminhar, por motivo de trabalho ou coisa parecida, eu colocava gelo assim que chegava em casa. 20 minutos.
A noite, antes de dormir e após levar a cachorrinha na rua, me alongava novamente.
Tomei anti inflamatórios, mas não adianta. Só mascara !
O que funcionou no dia do incomodo e no dia seguinte, foi relaxante muscular.
Peça um ao seu ortopedista !
Essa lesão de 2014 foi bem parecida com a de 2013.
Quase dois meses após uma corrida de montanha de 55 km.
Minha conclusão é a seguinte:
- Se acontecer uma lesão, tenha paciência para se recuperar !
- Gelo é um grande amigo do atleta ! Mas, no máximo 20 minutos ! No meu caso, eu coloco logo após qualquer atividade que tenha forçado a região lesionada. E para prevenção, costumo colocar 15 minutos de gelo nos locais onde forcei mais na atividade esportiva.
- Alongamento é importante ! Existem opiniões divididas sobre alongar ou não. Pratico esportes desde os 7 anos de idade e hoje tenho 39. No vôlei, as lesões no ombro melhoraram com reforço muscular e alongamentos. Na luta-livre, minha lombar melhorou, apenas incluindo alongamentos na minha rotina. Na corrida, lesões na panturrilha e quadril, melhoraram com alongamentos. Portanto, tire suas próprias conclusões e tente entender seu corpo.
- E de novo, PACIÊNCIA !!! Quando achar que está recuperado, espere mais uma semana !!! Seja precavido se quer praticar seu esporte por muitos e muitos anos.

SEJA AUDAZ !!! AUDAZ DE ALMA !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários desrespeitosos serão excluídos