sábado, 9 de agosto de 2014

40 km de trilhas e montanhas na cidade do Rio de Janeiro (40 km of trails and mountains in the city of Rio de Janeiro)

Semana de corrida longa. Meta de quatro horas e meia correndo por trilhas e montanhas.
Mas, o treinamento foi além da expectativa, e cinco horas se passaram.
O início da semana foi de fortalecimento muscular com um fartlek a noite, e no dia seguinte, um trote leve pela grama do Aterro do Flamengo.
Tirei um dia antes da corrida longa para descansar e comer, pra acumular bastante caloria, a fim de queimá-las no dia seguinte.
E após o "longão", tirar um ou dois dias de descanso, dependendo do estado físico e da recuperação muscular.
A ideia a princípio, era iniciar no bairro de São Francisco, na cidade de Niterói e terminar na praia de Maricá, próximo a Av. Central, onde encontraria um amigo e iria até a casa dele, tomar um banho, comer alguma coisa e bater papo.
Mas, com uma previsão de ventos forte e possibilidade de chuva, acabei mudando os planos.
Até porque, após correr quatro horas e meia, é necessário, recuperar logo o corpo e a saúde. Não poderia arriscar meses de treino, pegando um resfriado ou uma gripe, devido ao tempo frio e o corpo suado e debilitado devido a longa corrida.
Então, decidi fazer um percurso mais "caseiro".
Iniciei o percurso em Laranjeiras, passando por ladeiras "pesadas" no Cosme Velho, até acessar a rua Almirante Alexandrino, onde posteriormente chegaria a uma trilha, que me levaria as Paineiras e Estrada do Redentor.
De lá, desci para o Alto da Boa Vista até a entrada da Floresta da Tijuca, onde começaria a subir, rumo ao objetivo, que era o Pico da Tijuca.
Chegando no Pico da Tijuca, fiz minha primeira parada pra comer e recuperar.
Descansei quase uns 10 minutos, contemplando a vista e sentando um pouco pra relaxar as pernas.
Após os 10 minutos, era hora de retornar !
Desci a trilha até a entrada do Parque da Tijuca, onde dei uma parada para comprar água com um vendedor que fica na porta do local.
Segui novamente do Alto da Boa Vista, pegando a Estrada do Redentor, onde entraria numa trilha aberta recentemente pelo grupo "Trilha Transcarioca", a qual me levaria ao cume do Morro do Queimado, se não me engano, e de lá, para a Mesa do Imperador ou de volta a Estrada do Redentor, sendo que, mais próximo a bifurcação da Estrada do Sumaré com Paineiras.
Cheguei ali com quatro horas e meia de corrida.
Mas...como estava me sentindo bem, resolvi esticar até quatro horas e quarenta e cinco minutos.
Ao chegar nesse tempo, resolvi esticar mais um pouco e terminei meu percurso nos trilhos do bondinho do Corcovado com cinco horas de corrida, satisfeito, inteiro, sem caimbras e feliz.
Utilizei nesse percurso de corrida, com 40 km de distância e cinco horas correndo; uma mochila de hidratação com apenas 1 litro de água (porque pelas Paineiras eu poderia beber bastante água no caminho), uma garrafinha vazia de 300 ml amarrada na cintura para que eu pudesse colocar o isotônico em pó e misturar com água, bananadas (duas para cada hora, num total de oito), biscoito recheado (os quais usei a cada duas horas e um para o final do percurso), isotônico em pó (usei cinco saquinhos de "sacolé" com uma medida para 400 ml), apito (para o caso de se perder na trilha), uma pequena lanterna leve (também pro caso de me perder), uma faca de camping dentro da mochila (pra qualquer eventualidade), celular com bateria completa e dinheiro para água e passagem de ônibus.
A dica para correr leve longa distância, é planejar na sua cidade um percurso onde você passe por fontes de água. Dessa forma não precisa leva na mochila peso excessivo. Levei 1 litro e fui abastecendo pelo caminho. Além claro, de uma garrafinha de 300 ml, que é pequena, e que você pode colocar água e misturar com o isotônico em pó. Porque, convenhamos, levar no reservatório mistura de isotônico ou carboidratos, acaba enjoando.




Bons treinos !!!

Com audácia e paciência, você chega !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários desrespeitosos serão excluídos