quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Corrida na Floresta da Tijuca – Pico da Tijuca – Rio de Janeiro (Race in the Tijuca Forest - Pico da Tijuca - Rio de Janeiro)

Pra começar bem o novo ano de 2014, nada melhor do que acordar tarde e partir pras montanhas.
O objetivo de hoje era na Floresta da Tijuca, no bairro do Alto da Boa Vista, rumo ao Pico da Tijuca.
De carona, foi fácil chegar lá. Porém de ônibus, é um pouco trabalhoso, dependendo da hora e do dia, aqui na cidade do Rio de Janeiro. Mas, compensador, no final das contas. O melhor local pra subir de ônibus é a Praça Saens Peña, no bairro da Tijuca.  O local é lindo, tranquilo, e tem uma média de 5º a 10ºC a menos, em comparação com outros bairros da cidade. É maravilhoso no verão.
Existem poucos locais para banho de cachoeira, mas tem. E se não fizer questão de cachoeira, tem vários riachos e córregos onde facilmente, você pode se refrescar.
Se quiser ir ao Pico da Tijuca, caminhando, ou como eu, correndo, não tem mistério.
Pelo meu GPS, dá mais ou menos 8km do portão de entrada do parque, até o Pico da Tijuca, que possui mais ou menos mil metros de altitude. Onde você pode apreciar várias partes do Rio de Janeiro e de Niterói, se o céu estiver limpo.
No meu ritmo, consegui alcançar o pico em um hora e quinze minutos. Mas, caminhando, sem pressa, apenas curtindo o caminho, é bom ir cedo. Andando, uma pessoa normal, pode levar em torno de três horas pra subir.
Aconselho ir de tênis, não de sandálias. É bom levar filtro solar, pois lá no pico quase não tem sombra. Uma garrafa d'água ou um reservatório qualquer com capacidade de um litro, já quebra o galho. Lembre-se de ingerir a água em pequenos goles, a cada vinte ou trinta minutos. Camisa dry fit pra poder colocar depois que se molhar nas cachoeiras e algo pra comer. Pode ser algumas bananadas, gel de carboidrato, biscoito recheado e muita disposição. Risos.
Eu fui com mochila de hidratação com dois litros de água gelada, uns quatro biscoitinhos "goiabinha", uma barra de proteína pra depois da corridinha, um apito amarrado na alça da mochila, camisa dry fit de manga curta pra proteger do sol e um short curto e largo pra arejar bastante. E claro, não faltou disposição !
O caminho é todo marcado com placas de madeira indicando as trilhas. Recomendo seguir até a Cachoeira das Almas, pra poder se refrescar, se estiver vazio, e depois continuar subindo, pegar alguns metros de asfalto e depois de um clarão, é só seguir em frente e procurar a placa escrito PICO DA TIJUCA.
Pronto, agora é só preparar tudo e seguir rumo ao Pico da Tijuca.
Atenção !!! Se você for como eu, e gosta de ir sozinho ou tem poucas companhias, avise a alguém onde você vai e o roteiro.

Se alguém quiser companhia pra levar, é só entrar em contato pelos comentários !

Feliz Ano Novo a todos Audazes de Alma !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários desrespeitosos serão excluídos