sexta-feira, 28 de junho de 2013

O RETORNO APÓS LESÃO (BURSITE TROCANTERICA - CABEÇA DO FÊMUR ABALROADA)

Estive fora do prazer dos meus esportes preferidos, como corrida, vôlei de praia e até natação, devido a uma lesão média no quadril, mais especificamente, na cabeça do fêmur. Conhecida como Bursite Trocanterica ou Trocanteriana. É uma inflamação na bursa. Causa uma certa queimação na lateral do quadril, com uma dor que vai e volta, incomodando de vez em quando, dando leves fisgadas, no meu caso.
Pois bem, após me consultar com dois ortopedistas e um fisiatra, que me orientaram repouso e antiinflamatório, sendo recomendado alongamento específico e fisioterapia pelo fisiatra, fiz a minha parte e descansei mais ou menos uns 15 a 20 dias.
A dor após essas quase três semanas de repouso e 10 dias de antiinflamatório, a dor ainda persistia, um pouco mai fraca, mas persistia.
Marquei um especialista q me pediu uma ressonância magnética e uma tomografia em 3D, se não me engano.
Após 2 dias de espera para retirar o exame, eis que é anunciado pelo médico o que eu temia. Que não era apenas uma inflamação localizada. Era uma má formação da cabeça do fêmur. Uma cabeça do fêmur abalroada, sem uma reentrância q estabiliza a cabeça, no encaixe do quadril. Deixando-a não tão firme como necessária.
Bom, após essa notícia ruim, minhas únicas alternativas seriam; deixar de praticar esportes com impacto ou cirurgia.
Optei por não realizar a cirurgia, já que o resultado poderia não ser 100%.
Após mais alguns dias de repouso, comecei a especificar os exercícios de musculação no entorno do quadril e glúteos. Toda área responsável para estabilização do quadril. Incluindo claro, após a musculatura mais relaxada do exercício, realizava um alongamento específico para quadril e pernas.
Tudo isso aconteceu depois que comecei a trabalhar sentado, 12 horas dia sim dia não. Não sei a posição sentada pressionava alguma coisa. Claro que o exercício com impacto com certeza contribui, mas, quem sabe !? rs
Fiquei quase 40 dias sem correr, jogar vôlei ou qualquer outro tipo de esporte. A única coisa que fiz durante esses dias foi o reforço muscular. E ajudou bastante. O incômodo as vezes volta, mas não com a intensidade de antes. Já realizei uma maratona (42km) de montanha, em 5 horas e 28 minutos de corrida e não senti nada.
A recomendação que dou a você que sente alguma coisa diferente, é procurar especialistas, pra ter várias opiniões. Daí, você, com todas as informações em mãos, pode fazer o que acha melhor para você.
Boa sorte !
Boas corridas !

Audaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários desrespeitosos serão excluídos