quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Trilha do Vale da Revolta - Parque Estadual dos Três Picos

É uma travessia ou trilha, conhecida como Vale da Revolta ou Prata dos Aredes - Meudon !

Essa trilha, liga o bairro de Prata dos Aredes ao bairro Meudon, em Teresópolis.
A travessia passa por dentro do Parque Estadual dos Três Picos ( PETP ).
Já de início, não recomendo fazer essa trilha, caso não a conheça bastante. Pois, eu levei o percurso salvo no meu celular e se não fosse ele, eu teria me perdido. Haviam três bifurcações que pareciam a trilha principal. Somente com o uso do GPS, pude me localizar e retornar a trilha original.

Comecei a travessia pelo bairro de Prata dos Aredes.
Me hospedei numa simpática pousada, chamada Sítio Jardim Secreto. Ótimo lugar. Muita paz e tranquilidade. Recomendo !


A entrada do PETP, ficava bem próxima a pousada. Bem fácil de achar.



Os primeiros 5km são bem tranquilos. Não existem a atalhos pra se perder.
Assim que você sai da trilha, dá numa estrada de terra. É só ir pra direita e seguir a trilha Dominguinhos, que vai dar num cume com uma bela vista !



Para continuar na trilha original, é necessário retornar para a bifurcação do Pico Dominguinhos, e pegar a trilha da esquerda, de quem desce do pico.
Essa trilha vai te levar a um outro mirante, com uma vegetação bem alta, que é bonita, mas não se compara a anterior.

Tenho que lembrar, que essa trilha ou travessia, eu não recomendo !
Até o Pico Dominguinhos, a trilha é tranquila, com mata fechada, mas bem óbvia. Ao retornar a trilha original, após o Pico Dominguinhos, a mata toma conta do restante da trilha, até o Meudon.

É necessário por parte dos responsáveis pelo PETP ou pela trilha, que seja feita uma manutenção do percurso. Haviam partes, onde tive que rastejar no chão, pra poder ultrapassar obstáculos, como árvores caídas e copas das árvores caídas, além de várias bifurcações que induzem o caminhante ao erro.
Após os seis últimos quilômetros sofríveis, chega-se a um clarão no meio da mata e logo mais a frente um córrego com água bem gelada e de balneabilidade duvidosa. Mas, não me importei e tomei um banho pra relaxar os músculos. Logo em seguida você encontra a entrada do Parque, que fica na estrada BR-116.

Lembrando, que não recomendo essa trilha !
Dissertei apenas para registrar mais um passeio !

                                           

Seja Audaz de Alma !


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários desrespeitosos serão excluídos