quinta-feira, 5 de maio de 2016

Caminho do Ouro - Travessia Magé > Petrópolis

O Caminho do Ouro foi construído por escravos no século 18 !
O ouro que vinha de Minas Gerais, era transportado de Magé até Petrópolis, ligando Raiz da Serra (Magé) até Alto da Serra (Petrópolis).
O calçamento de pedra sabão foi montado pelos próprios escravos !
A travessia é de apenas 6km !
São 6kms de subida ! Portanto, tem que estar com um condicionamento razoável.
O acesso é fácil !
No meu caso, peguei o trem da supervia e desci em Vila Inhomirim !


Você vai pegar o trem para Gramacho. Em Gramacho, pegar para Saracuruna e em Saracuruna pega para Vila Inhomirim !

Ao sair na estação de Vila Inhomirim, você verá uma pracinha com uma igreja ao lado ! Entre nessa rua entre a praça e a igreja e siga até o final !
No final da rua, vire a esquerda e mantenha a esquerda. Logo verá a placa do Caminho do Ouro, da Serra do Mar ! Conforme foto a seguir:




Daí em diante, é só seguir a estrada com as pedras !
Como comentei antes, a estrada até a rua Lopes Trovão, em Petrópolis, é só subida ! São 6km !
Calculo que uma pessoa normal consiga subir em duas horas.
Pra quem gosta de subir correndo, que é o meu caso, vai gastar uma hora ou menos.
Portanto, se você pretende subir e descer, guarde mais ou menos umas cinco horas pro passeio.
Caso contrário, é possível pegar um ônibus do Alto da Serra até a rodoviária de Petrópolis e descer a serra sem esforço.
No meu caso, foi bate e volta !
O caminho é pelo meio da mata atlântica ! É floresta de todos os lados !
Muita atenção onde pisa ! Pode encontrar cobras e aranhas peçonhentas ! Eu encontrei uma aranha-marrom no meio do caminho. Fique atento !
A travessia só é contemplada com água, quase no final !
Próximo a uma encruzilhada, existem alguns poços pra se refrescar. Mas, segundo morador da região, apenas um é de água limpa ! Esse poço está no vídeo:







Após sair da mata fechada, você vai se deparar com esse pontilhão, onde passava uma ferrovia ! É bem interessante e tem uma vista linda !



A foto ao lado mostra a região de Magé ! Nessa parte você está quase na rua Lopes Trovão, no Alto da Serra !

Detalhe muito importante, citado no vídeo acima, é a encruzilhada, após sair da trilha de pedra sabão !Assim que as pedras terminam, você passa no meio de um capinzal e sai nessa encruzilhada.
Ela te dá quatro opções: a frente, você anda 10 metros e desce até um poço, onde a água não é confiável; a direita, você desce pro Meio da Serra e a direita, você vai pro caminho certo, onde após 500 metros, você tem que encontrar o pontilhão !
É bom lembrar, que após essa parte, já é possível encontrar casas. E o caminho já está bem descaracterizado. Segundo informações, alguns moradores interferiram no trajeto original. Também nessa parte, tive informações que alguns moradores retiram constantemente a marcação do caminho nesse trecho onde haverá duvida !
Mas, no meu vídeo, tá bem claro por onde deve seguir !

Sobre a alimentação, recomendo uns dois litros de água e alguns lanchinhos práticos.
Eu acabei levando coisas em excesso porque após pesquisar sobre a travessia na internet, li várias informações erradas sobre a distância. O que me levou a exagerar na quantidade de suprimentos. Subi pesado !
Existem locais, como bares em Vila Inhomirim e também no Alto da Serra, onde você pode comprar água. Então, acho que para a travessia em si, dois litros já é o suficiente.
De lanche, levei dois bolinhos Ana Maria e dois Snickers. Além de uma garrafa de isotônico !

Lembrete: Sempre avise a amigos ou familiares o percurso. Informe o início do percurso e o final. Dê a previsão de chegada e/ou a previsão que entrará em contato. Existem aplicativos de celular que te rastreiam. Use. Pois o sinal de celular na mata, sempre falha.

Seja Audaz !


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários desrespeitosos serão excluídos