quarta-feira, 15 de julho de 2015

Passeio pela Serra do Mar, em Petrópolis - RJ (Tour of the Serra do Mar, in Petrópolis - RJ)

Já estava sentindo falta de viajar, mesmo que seja pra cidades próximas !
Pois bem, fui conhecer a travessia do Cobiçado ao Ventania, na Serra do Mar, em Petrópolis.
Travessia bem conhecida e comentada.
A sinalização indica 8,4 km, mas do início na igrejinha do bairro Caxambu até o final em Santa Izabel, são pouco mais de 12 km.
Uma pessoa normal, realiza esse percurso por volta de seis horas caminhando.
Recomendo levar no mínimo uns dois litros de água e uma garrafa de isotônico, se transpirar muito. Além de alguns lanches leves pra repôr energia.
No meu caso, fui com 500 ml de água e 500 ml de isotônico. Mas, não recomendo. Fiquei regulando muito minha hidratação.
De lanche, levei duas barrinhas de chocolate, dessas que estão vendendo agora, do tamanho de uma barra de cereal, e dois bolinhos recheados.
Foi suficiente pra mim, pois realizei o percurso em pouco mais de duas horas e meia. Mas, fui forte. Não recomendo pra maioria, só pra quem tá acostumado a correr longas distâncias em montanhas e trilhas.
Não tem fonte de água durante o percurso. Só no final que dá pra se refrescar num riacho.
No final da travessia, onde você pega o ônibus para o centro de Petrópolis, tem um bar, com um senhor muito gentil, onde você pode se hidratar.
Importante, o filtro solar, porque a maioria das pessoas começa a subir no início da manhã e com certeza vai pegar sol no percurso todo.
Cuidado com chapéus, bonés e óculos, porque lá em cima venta muito. Quase perdi meu boné !

Sobre a trilha:
O início é bem inclinado. Subida bem pesada. A pior de todo o percurso.
Depois do primeiro quilômetro, melhora um pouco.
Pega alguns trechos de mata fechada, mas a maior parte é vegetação baixa, com sol na cabeça.
Existem alguns descidas mais técnicas e arriscadas, porém existem cordas. Mas, como eu sempre falo: "Conte apenas com você". Não espere que a corda esteja sempre por lá. Portanto, muita paciência em algumas descidas. Se o terreno estiver molhado, você com certeza vai escorregar. Cuidado !
Na chegada ao Ventania, último cume, existem algumas trilhas que levam para outras direções. Muita atenção para não se perder. Não vou indicar o certo ou errado, pra não colocar você em risco. Mas, se ficar atento, a sinalização está bem próxima, antes das antenas. Portanto, é sempre bom ir com alguém que conheça.
Dali em diante, é só descida. Prepare seu joelho !
A sinalização dos totens, infelizmente não te mostra o final (pelo menos eu não vi).
Passei pelo meio de uma plantação com o riacho a minha esquerda e logo a frente a estrada por onde eu desci.

Sobre a viagem: 
Pra quem vai do Rio, existem opções de ônibus no Castelo (Terminal Menezes Cortes), e na Rodoviária Novo Rio. Ambos da viação Única.
O custo foi de R$ 24,00 ida e R$ 22,00 volta.
Os horários, estão no site da viação.
Levei quase duas horas do Castelo até Petrópolis e uma hora de Petrópolis até a Rodoviária Novo Rio.
O ônibus vai te deixar na Rodoviária de Petrópolis, que fica na estrada, infelizmente. O que obriga você a pegar outro ônibus para ir ao centro da cidade. O número do ônibus que você pega da rodoviária pro centro é o 100.
Ele vai te deixar num pequeno terminal, esquina da rua Paulo Barbosa. Dali, é só você atravessar por outro lado da rua, em frente a uma praça com pistas de skate e pegar o 470, para Santa Izabel.
Depois é só pedir ao motorista ou cobrador, para descer na igrejinha, próximo ao subida do Cobiçado, no bairro Caxambu.
Para retornar, é só pegar o mesmo 470, em frente ao bar. E depois, pegar novamente o 100 para rodoviária. Não tem erro ! É bem simples.
As tarifas desses ônibus são R$ 3,20 (dinheiro) e R$ 3,10 (riocard).
Próximo a rua Paulo Barbosa, existem locais baratos pra almoçar.

Audaz de Alma

ps: Se quiser passear por Petrópolis, deixe seu contato !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários desrespeitosos serão excluídos