sábado, 4 de outubro de 2014

Desafio Audaz 50km em trilhas e montanhas, na cidade do Rio de Janeiro (Audaz Challenge 50km on trails and mountains, in the city of Rio de Janeiro)

Na quarta-feira, dia 1° de outubro de 2014, concluí com louvor meu objetivo do ano, de correr 50km em trilhas e montanhas ! 

Procurei nos meses anteriores, eventos de corrida de montanha que oferecessem essa quilometragem e até umas um pouco acima, como 55km e 60km, aqui pelo Estado do Rio de Janeiro, e até algumas por Minas Gerais e São Paulo.

Mas, infelizmente, o valor das inscrições está bem além das minhas possibilidades. E mesmo sendo uma corrida que eu faria, por desconhecer, o motivo dos altos valores das inscrições e da falta de informação, sem disponibilizar o mapa do percurso, em alguns casos, acabei traçando o meu próprio percurso e criando o Desafio Audaz 50km.

A princípio a ideia seria ótima. Divide o percurso em vários trechos com pouca quilometragem e convidei meus amigos corredores a escolher o trecho de sua preferencia. A única “gentileza” que eu pedi para os amigos, era que levassem uma garrafa d’água de 500ml para que eu pudesse correr leve, sem precisar carregar a mochila de hidratação com muita água.

Eu realizaria num sábado, com início as 08h ou 09h da manhã.
Mas no início da semana, descansei na segunda-feira pra treinar velocidade na terça e trotar leve na quarta. Depois descansaria quinta e sexta-feira, pra realizar o Desafio no sábado. Entrentanto, a ansiedade por alcançar meu objetivo me fez adiantar o planejamento. Resolvi descansar além da segunda, terça-feira também. Fiquei receoso dos amigos não aparecerem e adiantei para quarta-feira.

Na quarta-feira, acordei normalmente, por volta das 09h da manhã, o céu estava azul e temperatura em elevação, um pouco abafado. Nem se compara com o verão da cidade do Rio de Janeiro.
Comi duas torradas com geléia, um copo de café, um copo d’água, levei minha cachorrinha na rua e voltei pra pegar a mochila e partir pro Desafio !
Na arrumação, acabei esquecendo uma barra de proteína, duas cápsulas de BCAA e o Hidrafix (soro), que tinha separado antes. Só havia me dado conta quando estava com vintes minutos de corrida e já há uns 4km longe de casa. Resolvi continuar.

Comecei por Laranjeiras até o início das Paineiras, onde acessaria a primeira trilha que me levaria até a Estrada do Redentor, próximo a entrada do Cristo Redentor. De lá segui até o Alto da Boa Vista, para subir a trilha do Pico da Tijuca, onde faria minha primeira parada pra comer alguma coisa e descansar por 10 minutos. Foram dois bolinhos Ana Maria, 300ml de isotonico em pó com um sache de sal, desses de restaurante. Aproveitei pra tirar a mochila, a camisa, o boné e sentar na sombra pra degustar o cardápio. Estava com 27km.
Do Pico da Tijuca, voltei para o Alto da Boa Vista para acessar a Estrada Dona Castorina, que liga o Alto até a Mesa do Imperador e logo após, a Vista Chinesa.
A pior parte pra mim foi justamente o trecho entre o Alto e a Mesa do Imperador. Eram 13h (1pm), e estava bem abafado com muito sol. Nesse trecho, só conheço duas fontes de  água. Uma estava com um pequeno fio de água, que me atrasaria muito. O segundo me salvou. Misturei na garrafinha com isotonico em pó e segui até a Mesa do Imperador, onde uns 10 ou 20 metros antes, acessei uma trilha que ia me levar até a Vista Chinesa. No meio dessa trilha fiz uma parada rápida de uns dois minutos pra trocar o short molhado, por um short de compressão, pois fiquei com medo de assar as pernas e prejudicar meu Desafio.

Após a Vista Chinesa, acessei outra trilha que me levaria de volta a Estrada Dona Castorina, porém bem mais abaixo e de frente para uma outra trilha que conduz até a Cachoeira da Gruta. Trecho de muita descida, o que me incomodou um pouco.

Quando cheguei na Cachoeira da Gruta, eram mais ou menos 16:30 (4:30pm). Fiz minha segunda parada pra comer.


Sentei no pequeno lago que é formado pela cachoeira, pra relaxar as pernas, peguei mais dois bolinhos Ana Maria e dois pãezinho pequenos com requeijão e sal e mais o isotonico também com o outro sache de sal de restaurante.
Também parei por 10 minutos. Coloquei a meia e o tenis novamente, com certo sacrifício pois estava com mais ou menos 40km percorridos, e qualquer contração muscular fora do padrão da corrida, ameaçavam caimbras.
Bom, saí da trilha e tive que acessar o asfalto da rua Pacheo Leão pois estava começando a anoitecer e mesmo com lanterna, eu não queria continuar na trilha a noite, pois eu acabaria tendo que caminhar em partes do percurso, e o pior, a bateira do meu relógio GPS estava com 10%, fazendo com que a marcação das distancia parasse e ficasse marcando apenas o tempo de corrida. Então, peguei o asfalto, onde depois eu poderia medir a distancia restante no mapa da internet. De lá segui pela Lagoa Rodrigo de Freitas, rua Humaitá, rua São Clemente, até chegar a rua Pinheiro Machado e entrar em Laranjeiras, já com 54km de corrida.

Assim que entrei na minha rua algum incomodo muscular e articular, mas com muita satisfação e alegria pelo objetivo alcançado, parei o relógio e o aplicativo do celular, com 55km rodados !

Desafio Audaz 50km concluídos com louvor !!!

Se voce tem um objetivo. Esse objetivo só depende de voce !

Não tive apoio de técnico ou assessoria. Não dependi de ninguém pra alcançar minha meta. 99% dos meus treinos foi sozinho, nos horários que eu tinha disponível. Sem essa paranóia que atleta tem que acordar e treinar cedo. Cada caso é um caso. O importante é voce colocar uma meta e lutar ou suar por ela. E, contando apenas com voce. Amigos, assessoria, técnicos, sempre ajudam. Mas como não tenho dinheiro pra bancar, me virei sozinho, com paciencia, perseverança, disciplina e audácia, principalmente, por percorrer 55km em trilhas e montanhas na cidade do Rio de Janeiro, sozinho, em 8 horas e 3 minutos.

Seja Audaz de Alma !!!


Agradeço a Deus por me dar saúde e aos amigos que incentivam !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários desrespeitosos serão excluídos