quarta-feira, 18 de junho de 2014

Corrida em Niterói, na Vila Progresso (Race in Niterói, in Vila Progresso)

Após uma semana acordando cedo para acostumar o corpo a correr de manhã, com a finalidade de uma corrida de 21 km em estrada de terra batida e um pequeno trecho técnico de trilha, eis que chega o domingo, dia da corrida !
Bom o local do evento. Destacado do centro urbano, com um bom espaço para mais ou menos uns quatrocentos corredores, eu acho, sem fila para banheiros e com água disponível no início.
Meu objetivo era realizar a corrida em 2 horas e 10 minutos pra fechar minha semana de 5 horas e 45 minutos. Não podia me empolgar com o clima de competição, pois minha meta são os 50 k.
Meu GPS de pulso funcionou na hora certa, na hora da largada. rs
Saí em ritmo confortável de 6 minutos por km, até porque, não conhecia o percurso e não sabia quantas subidas haveriam pela frente.
Logo nos primeiros quilometros, encontrei um amigo, que foi meu "padrinho" na corrida, o qual me informou que o trecho de trilhas, que gosto muito, seria pequeno, de pouco mais de 1 km.
Naquele momento, percebi que havia escolhido o tenis errado para um longo de terra batida.
Escolhi um tenis leve, mais conhecido hoje em dia como minimalista, sem amortecimento. 
Deveria ter escolhido um com mais amortecimento, o que ocorreria consequentemente, mais peso para levar.
Mas, no final das contas, ele me surpreendeu. Corri mais leve, sem fazer força pra levantar os pés, corri naturalmente. Não recomendo a utilização desse tipo de tenis sempre. Apenas para treinos de velocidade em subidas e trilhas ou provas longas em trilhas.
Levei uma pochete de hidratação com uma garrafa de isotonico, quatro bananadas e alguns biscoitos recheados.
No km 13 haviam géis, bananas, melancia, abacaxi, água e refrigerante, portanto, as quatro bananadas foram suficientes.
Para a chegada, deixei separado, uma barra de proteína, aminoácidos e vitamina C.
A organização ofereceu uma garrafinha pequena com uma mistura de isotonico, uma banana, uma tangerina e um doce. Achei que o isotonico foi insuficiente para 21 km de corrida.
A hidratação da prova pra mim, que fiz em 2 horas e 05 minutos, foi boa, mas fiquei sabendo por intermédio de amigos que completaram em 2 horas e 40 minutos, que faltou água. Lamentável ! Justamente para quem mais precisa, que são os últimos.
Além claro, de não haver isotonicos durante o percurso.
Pra mim tudo bem. Fui com o intuito de treinar e não me esforçar.
Sobre o percurso, começou já com algumas subidas em terra batida, e seguiu assim até mais ou menos o km 13, onde tinha uma ladeira bem íngreme de paralelepípedos, o que na volta, descendo, dava umas derrapadas.
Depois do km 13, começou a parte que mais gosto, a parte de trilha.
A trilha era estreita e bem inclinada ! Me deixou muito feliz ! rs
Na hora de descer alguns corredores avisando pra tomar cuidado que estava escorregando...
Mas, eu gosto é disso. Quanto mais difícil melhor.
Então fiz o que costumo fazer, "botei pra baixo" !
Frear é pior, escorrega mais ! Portanto, eu solto o corpo e desço com tudo ! rs
E pra subir é aquela coisa. Panturrilha !
Para fechar o domingo, confraternização com os amigos em uma cervejaria próxima e quando cheguei em casa, um relaxante muscular pra dormir logo e fazer um treino leve de 40 minutos no dia seguinte.

Seja Audaz, sem perder o objetivo !!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários desrespeitosos serão excluídos