sábado, 28 de dezembro de 2013

Natação com obstáculos no mar do Leblon, cidade do Rio de Janeiro (Swimming with obstacles in Leblon Sea city of Rio de Janeiro)

O dia hoje na Cidade "Nem tão" Maravilhosa começou quente, literalmente quente.
Por volta das nove horas da manhã, no bairro das Laranjeiras, já marcava 30°C. O dia tava prometendo !
Cheguei no "escritório", bairro do Leblon, às 10:30 e o termômetro marcava 33°C. Uiii !
Abri a empresa e fui em direção ao posto 12. Para desespero dos amigos do vôlei de praia, a bomba d'água estava com mau contato. Só funcionou por volta de meio-dia, onde o calor já batia os 37°C.
Ao contrário de todos, ao invés de ficar "torrando", sob o sol quente, peguei meu óculos, minha toca e fui pro mar.
Saí pra fazer sessenta minutos. Natação solta, sem pressa, água com temperatura perfeita...
Pois bem, fui do posto 12, até o canal do jardim de alah. Parei, dei meia volta e segui, retornando ao posto 12. Mais ou menos 2km.
Normalmente, quando o mar está calmo em Ipanema e Leblon, fica melhor pra nadar do que em Copacabana, devido o excesso da "praga" dos Stand Up Paddle (SUP). Em Ipanema e no Leblon, quase não tem, e quando tem, eles respeitam o nadador, pelo menos a maioria.
Só que para minha surpresa, três bombeiros do G-MAR (salva vidas), estavam em três jet-skis, a menos de 20 metros da arrebentação, tirando fino de mim e de uma menina num SUP. A troco de nada. Não tinha ninguém se afogando e nenhuma ocorrência. Só pra aparecer !
Bom, faltando cinco minutos para eu fechar minha natação, uma embarcação de tamanho médio, foi se aproximando da praia lentamente.
Quando saí do mar e olhei para trás, a lancha, estava a uns cem metros da arrebentação.
Dez minutos depois, outra embarcação,  muito parecida e quase do mesmo tamanho, atracou próxima a a ela, e ambas ficaram quase uma hora, paradas a cem metros da faixa de areia, o que é proibido pela Marinha do Brasil, a qual, encarrega a Capitania dos Portos a fiscalização da orla. O que raramente acontece !
Vejo essa cena se repetir todos os finais de semana no mar da praia de Leblon !
Se não forem ricos babacas que gostam de aparecer, são guias turísticos levando outros "desavisados" a mergulhar no mar do Leblon, um dos mais poluídos da Cidade Maravilhosa.

CAPITANIA DOS PORTOS...ACORDA !!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários desrespeitosos serão excluídos