quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Lesão na Panturrilha (Gastrocnêmio) - Grau 1 (lesão leve)

Mais uma lesão atrapalhou meus planos nos meados de julho/agosto.
Após quase dois meses parado por motivo de uma lesão no quadril, já citado anteriormente, tive uma leve contratura na panturrilha, causada provavelmente por estresse (overtraining).
Depois de completar minha primeira maratona de montanha (42km), dei férias a mim mesmo, de 30 dias. Porém no exato trigésimo dia, fui visitar meu pai, que mora em Olaria, e resolvi subir a escadaria da Igreja da Penha, como retorno aos treinos. Porém, devido ao trânsito ruim, como sempre, na Av. Brasil e no bairro de bonsucesso, cheguei muito tarde pra subir a escadaria, que fica dentro do antigo Parque Shangai, no morro do cruzeiro, que hoje em dia, é "área pacificada" (rsrs).
Pois bem, resolvi fazer um circuito entre os bairros de Ramos, Olaria e Penha, dando um total de sessenta minutos de corridinha leve.
Pra quem conhece esse área da zona norte da cidade do Rio de Janeiro, existem muitas ladeiras. Sempre subindo ou descendo. Inevitável. rsrs. Aos exatos cinquenta minutos, comecei a sentir uma queimação na panturrilha esquerda, mas, achei q fosse do período em que estive parado e que seria um incômodo do retorno as corridas. Logo após terminar meus sessenta minutos, cheguei na casa do meu pai, tomei um banho, deitei no sofá com as pernas pra cima e relaxei. Isso foi numa segunda-feira.
Na quarta-feira, resolvi trotar nas gramas do Aterro do Flamengo (área não pacificada - rs). Trotei, se bem me lembro, uns 45 minutos. E, depois de chegar em casa e relaxar, senti a panturrilha um pouco dura. Assim como na segunda, achei que fosse bobagem e deixei pra lá.
Ao decorrer da semana, uma amiga me liga, querendo que eu levasse ela e mais dois amigos a realizarem um primeiro contato com corrida em trilha, no sábado. De pronto, já disse q concordava, mas que eu não poderia ultrapassar sessenta minutos de corrida por estar trinta dias de férias e estava retornando naquela semana.
Eis que chega o sábado, e lá fui eu acordar cedo, coisa que não sou muito fã, para encontrá-los. Nosso ponto de partida foi a Lagoa Rodrigo de Freitas. Entrando pelo bairro do Jardim Botânico e subindo uma trilha do Horto até a Vista Chinesa, e depois pegar o asfalto até a Mesa do Imperador.
Assim como na segunda-feira, no meu primeiro retorno após férias, comecei a sentir minha panturrilha queimar, perto dos sessenta minutos. Parei, alonguei, massageei por uns trinta segundos e voltei a subir, já no asfalto. Chegando a "bica", antes da Mesa do Imperador, me refresquei e molhei bastante minha perna. De nada adiantou, a panturrilha começou a endurecer e parecia que ia "travar", como se fosse uma caimbra. Mas, como eu teria que estar no bairro do leblon pra trabalhar, às 10:30, não poderia descer 6 ou 4km, mancando. Daí, cometi um grande erro, que muitos esportistas cometem. Continuei a atividade, mesmo sentindo a lesão. E o pior, é que, ao descer correndo, você sobrecarrega ainda mais a panturrilha. A dor começou a irradiar para a posterior da coxa, até chegar ao glúteo. A cada 5 minutos descendo, parava 10 segundos pra alongar. E assim foi, até chegar a Lagoa novamente. De lá, peguei a bike e fui pro leblon trabalhar. Comprei um relaxante muscular recomendado por uma amiga enfermeira, que sempre me dá umas boas orientações, chamado MIRTAX. Excelente ! Passei uma semana tomando. Mas, no segundo dia a dor já havia passado.
E, na outra semana já estava voltando a trotar, até que, três semanas depois, trotando leve no Aterro do Flamengo, a contratura voltou e tive que fazer uma ressonância, que acusou uma lesão leve, grau um. Quatro dias após, estava fazendo fisioterapia, sem poder trotar e nem malhar perna.
No total, após o retorno da lesão, fiquei quase dois meses parado, entre fisioterapia e reforço muscular.
Conclusão, se você começar a sentir alguma dorzinha, para, relaxa, se estiver distante, espera uma meia horinha e caminha até o próximo meio de transporte, mas não force.
E muita paciência pra curar a lesão. Nada de apressar as coisas !
Seja Audaz sim, mas com moderação ! rs
Boa sorte !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários desrespeitosos serão excluídos