terça-feira, 8 de maio de 2012

K21 em Arraial do Cabo

Corrida de montanha realizada na cidade de Arraial do Cabo, no estado do Rio de Janeiro, no dia 05 de maio de 2012, às 08hs.
Realizei essa corrida, graças a amigos q me ajudaram com inscrição gratuita e uma diária com 50% de desconto, numa pousada/albergue da região, a 1km da largada.
A prova aconteceu num sábado, e só fiquei sabendo da oportunidade de correr gratuitamente, na quarta-feira. Até então, estava apenas na expectativa e conseguir ir ou não, e se conseguiria um local pra dormir de sexta pra sábado, já q o primeiro ônibus do Rio para Arraial, sairia às 05:15 e chegaria às 07:50, a 10 minutos da largada, isso, caso não houvesse algum engarrafamento ou atraso na viagem do ônibus. Sendo assim, não podia contar com a certeza de participar da prova, até que, um amigo ligou informando sobre uma desistência de uma corredora, possibilitando assim, a chance de chegar na sexta e acordar já em Arraial, no dia da corrida.
E, no dia anterior(sexta), eu levantei a possibilidade com duas amigas, de poder dormir dentro do carro delas. rsrs. Por sorte, não houve necessidade. rsrs
Pois bem, com o número da inscrição na mão, chip e tudo mais, dormi tranquilo, esperando o sono chegar, pra fazer minha primeira corrida de montanha oficial, apesar de treinar e correr a algum tempo em trilhas e montanhas, mas, devido ao preço elevado das inscrições e ainda ter q pagar a estadia, eu não participo muito. Nessas horas, um apoio ou patrocínio ajudaria bastante. rs
Saí da rodoviária do Rio às 21hs e cheguei em Arraial 00hs. Da rodoviária andei cerca de 30 minutos até a pousada.
Como não sabia se haveria tempo pro café da manhã, estrategicamente, levei na minha mochila, três sanduíches e quatro bananas, além de 1 litro de água.
Para o corrida, levei minha pochete com três sachês de carboidrato, dois saquinhos com isotônico em pó e um saquinho com sal. Além do meu mp3 com Rock'n Roll rolando. rsrs
Como eu havia conseguido duas inscrições, através de dois amigos, preferi correr pela equipe de um amigo q sempre me convida pra treinar com ele e sua equipe, a ML MIX RUN, e ainda ganhei uma camisa especial da equipe, feita apenas para esse evento. Mas, como meu outro amigos também havia conseguido uma inscrição(feminina), fiz questão de correr com os dois chips, um em cada tênis.

Sobre a corrida:
A prova teve início às 08hs, sem divisão de pelotões, apesar de serem distribuídas pulseirinhas indicando o PACE dos atletas. De nada adiantou, largaram todos juntos. O q a 500 metros a frente, ocasionou aos q largaram após a multidão, um engarrafamento, numa escadaria a esquerda da Praia Grande. Só pra terem uma idéia, eu levei 15 minutos pra percorrer 100 metros. É mole !? Nesse ponto, a organização deu mole. Zero !
Bom, a partir desse pequeno contratempo, a liberdade e os espaços melhoraram um pouco.
Os corredores, passaram por trilhas nas encostas dos morros a beira mar, estradas de terra enlameadas devido a chuva do dia anterior, praias com areia dura, praias com areia fina, caso da própria Praia Grande, estrada de asfalto, ruas no meio da cidade, e muitas subidas e descidas. Trilha fechada não teve.
Sobre os postos de hidratação, todos pelos quais eu passei, econtrei água de fresca a gelada, nenhuma quente ou em temperatura ambiente. Ponto positivo. O ponto negativo sobre os postos de hidratação, é q apenas um, localizado na transição de quem fez a prova em dupla (10,5km cada), havia isotônico. Mas, devido a multidão q ficou em volta do pórtico da transição, muitos corredores, como eu, não viram os isotônicos, e não havia ninguém pra informar. Só vi a frente, mais destacado, um posto com água, mas não vi isotônico. O q me fez falta no final. Sugiro q na próxima, coloquem um posto mais a frente da área de transição e com pessoas avisando.
Na chegada, haviam algumas banheiras com gelo. Claro q, qdo cheguei não havia gelo algum, apenas água suja. rsrs. Haviam isotônico, frutas, água e a merecida medalha!

Minha corrida foi em um bom ritmo, apesar das variações de terrenos e inclinações. Nas subidas em q era possível correr eu corri, nas subidas mais inclinadas ou escadarias caminhei, soltei na maior parte das descidas, aumentei a velocidade nas áreas mais planas, e assim foi. Ingeri meus sachês com água, sem dificuldade. Consumi os dois saquinhos de isotonico com certa dificuldade, pois o q eu comprei um tal de ISO POWER da marca SOLARIS NUTRITION, q não dissolvia na água, ele ia direto pro fundo do copo, como já havia acontecido com uma MALTODEXTRINA q usei a um tempo da marca MILLY. Um dos saquinhos eu tive q parar pra misturar o pó com o dedo. rsrs. A partir de duas horas de corrida, comecei a sentir a panturrilha direita ameaçar me deixar na mão, devido, imagino eu, a várias descidas em q tive q frear muito. Mas, nem me lembrei do saquinho de sal q havia levado. Provavelmente teria aliviado as caimbras. Pois bem, numa parte de descida com pedras a beira mar, cheia de cascalhos, tive q caminhar, quem correu nessa parte, caiu e se ralou todinho, a caimbra aliviou e comecei a aumentar o ritmo de novo, já a 3km da chegada. Mas, pra minha tristeza, os últimos 500 metros da corrida se encerraram na areia fina, finíssima, da Praia Grande. Eu já estava com mais de 2hs e 30min de corrida e essa areia fina, requeria uma certa força a mais pra correr. Caminhei sobre ela até certo ponto, e avistando o calçadão e consequentemente a chegada, me empolguei e voltei a correr, pra chegar bonito na foto da CHEGADA. Engano meu. Assim q saí da areia da praia e subi pro calçadão, só o movimento de subir o degrau de uns 30 centímetros, minha panturrilha fisgou. Parei, dei umas batidinhas nela e rumei a CHEGADA. Eis q, a 10 metros do pórtico da CHEGADA, ela fisgou de vez e tive q parar e caminhar os 10 metros finais. rsrs. Ou seja, o saquinho de sal deve ter feito falta, e percebi também, o qto minha mochila de hidratação fez falta. rsrs
Conclusão:
- Dos 366 corredores na categoria masculina geral 21km, cheguei em 127°, com o tempo líquido de 02:40:00 (sem descontar a "porra" do engarrafamento humano). Ou seja, se eu não tivesse largado por último, teria enconomizado 15 minutos e meu tempo seria 02:25:00. Estaria entre os 90 primeiros, dos 366. rsrs
Agradecimentos especiais aos amigos Alexandre, Manuel, Cynthia, Sabrina, Chris, Maurício e Daniela.
Obrigado Senhor por me dar saúde e amigos !!!
Rumo ao Infinito !!!
Audaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários desrespeitosos serão excluídos